# application_TTN_Node-RED

> Explorando APIs e nodes TTN A boa dica desta vez será um fluxo de monitoramento de falhas de gateways (Gateway Management). Na verdade, nada foi inventado, pois

- Type: Community update
- Community: [The Things Network Caxias do Sul](https://www.thethingsnetwork.org/community/caxias-do-sul/)
- Author: Mario Câmara
- Published: 2021-04-25
- Web page: https://www.thethingsnetwork.org/community/caxias-do-sul/post/application_ttn_node-red

Explorando APIs e nodes TTN

A boa dica desta vez será um fluxo de monitoramento de falhas de gateways (Gateway Management). Na verdade, nada foi inventado, pois me inspirei e adaptei o trabalho da comunidade TTN de Barcelona (https://tinkerman.cat/post/monitor-your-ttn-gateways-with-node-red).
A ideia é utilizar algumas APIs, meio que perdidas no “limbo”, para checar o status (on-line ou off-line) de gateways numa determinada região e, melhor ainda, alertar por meio do envio de mensagem pelo Telegram quando houver alguma alteração de status.
Bem, faz-se necessário saber mexer um pouco com o Node-RED, descobrir o ID dos gateways alvos de interesse e configurar apropriadamente o Node Telegram. Importe o código (gw-management.json) e faça as adaptações necessárias para sua rede.

Maiores detalhes estão disponíveis em:
https://github.com/Mario-Camara/application_TTN_Node-RED
