COLETA DE LIXO COM LoRa E TTN

Diogo Manfroi

The Things Network User

Posted on 15-08-2018

A expectativa é de que até 2050 2/3 da população mundial estará em áreas urbanas. O crescimento da população urbana, o desenvolvimento de infraestrutura e serviços tornam-se indispensáveis para atender as necessidades dos residentes da cidade.
Com o alto grau de integração de tecnologias da informação e uma aplicação abrangente destes recursos, as Smarts Cities buscam atender as necessidades dos cidadãos de forma inteligente. Um das necessidades que as Smarts Cities possuem é a gestão dos resíduos. Uma gestão inteligente e eficiente tem um impacto significativo na qualidade de vida dos cidadãos.
Com base neste contexto de smarts cities existe uma grande aplicação para a internet das coisas IoT, uma vez que IoT é constituída de objetos inteligentes e autoconfigurados que estão conectados entre si através de uma infraestrutura de comunicação, e, apesar da pouca capacidade de armazenamento e de processamento, se propõe a melhorar a confiabilidade, desempenho, segurança e privacidade das Smart Cities . Baseando nesta proposta de IoT aparece o LoRa um tecnologia de redes sem fio, de frequência não licenciada, baixo consumo e infraestrutura de baixo custo. As redes LoRa possuem Concentrados/Gateway que recebem/enviam os dados dos dispositivos para a nuvem. Um serviço na nuvem muito popular é o TTN (The Things Network) que é uma rede baseada em servidores na nuvem que se conectam com os Gateway e é uma rede aberta e colaborativa.
No cenário das smarts cities analisando a gestão de resíduos de uma cidade, aliado a rede LoRa é possível instalar dispositivos LoRa nas lixeiras/container, em que os dispositivos possam medir o nível de lixo existente, enviando este dados ao TTN. Em uma aplicação, o órgão competente pela coleta de lixo, pode definir estratégias de coleta, definir melhores rotas de coletas, gerando um sistema eficiente de coleta de lixo e que também, permite mapear as regiões geradoras de lixo, prevendo a instalação de novas lixeiras.
Fontes:
United Nations, Department of Economic and Social Affairs (2014) World Urbanization Prospects. 2014 Revision. http://www.un.org/en/development/desa/publications/2014-revision-world-urbanization-prospects.html. Accessed October 31, 2016.
Tai-hoon Kim, Carlos Ramos, Sabah Mohammed, Smart City and IoT, In Future Generation Computer Systems, Volume 76, 2017, Pages 159-162, ISSN 0167-739X.
https://www.embarcados.com.br/conheca-tecnologia-lora-e-o-protocolo-lorawan, acessado em 15/08/2018.
https://www.thethingsnetwork.org, acessado em 15/08/2018.