LoRaWAN agora na UFRPE

JuaLabs UFRPE

Computing Infrastructure Lab

Posted on 07-02-2019

Olá pessoal!

Acabamos de entrar na comunidade LoRaWAN de Recife e queria contar um pouco da nossa história com LoRa até aqui.

Começamos estudando comunicação LoRa ponto-a-ponto em outubro/2018. E nestes primeiros testes conseguimos acender um LED à distância aproximada de 350 m. Não muito longe, mas foi o suficiente acreditarmos na tecnologia e adquirirmos antenas e transceivers melhores!

Assim, iniciamos 2019 a todo vapor aqui no JuáLabs, e em janeiro instalamos o primeiro gateway LoRaWAN na UFRPE! O gateway utiliza uma Raspberry Pi 3 e um transceiver multicanal e está atualmente no Departamento de Estatística e Informática (DEINFO), mas deverá ser migrado em breve para uma região mais alta da universidade.

Embora não tão bem localizado, o gateway trouxe resultados surpreendentes, pois consegue cobrir a universidade inteira. Nossos testes de alcance atingiram 1,15 Km sem maiores problemas. A cereja do bolo foi uma transmissão de 4,87 Km, de Casa Amarela para Dois Irmãos! Claro que tivemos que subir no 16º andar de um edifício para livrar as barreiras urbanas, mas acho que está valendo!

O gateway potencializa as aplicações desenvolvidas na UFRPE. Em particular no JuáLabs temos apostado nesta tecnologia para desenvolver produtos inovadores e potencializar a agricultura 4.0.

O laboratório JuáLabs é coordenado pelos professores Victor Medeiros e Glauco Gonçalves (DEINFO/UFRPE) e estudantes da UFRPE são convidados a colaborar!