Gateway LoRaWAN TTN Unesp Sorocaba – Informações e Área de Cobertura

Eduardo Godoy

The Things Network User

Posted on 20-03-2020

Olá pessoal,

Vc tem interesse em aprender e desenvolver uma aplicação de IoT usando protocolo LoRaWAN e gostaria de saber se há cobertura na sua região por algum gateway da infraestrutura aberta da TTN?
Se sim, saiba que é possível consultar um mapa com um boa estimativa de localização de gateways disponíveis na TTN acessando este link: https://www.thethingsnetwork.org/map
Navegando pelo mapa na sua região vc consegue saber sobre a cobertura TTN na sua região.

Gateway LoRaWAN TTN Unesp Sorocaba
Legal, não é? Mais legal ainda é saber que temos na Unesp em Sorocaba (localização - https://goo.gl/maps/FBHHK1K6HPAcuWRa9) um gateway da TTN que disponibiliza uma cobertura bem interessante para desenvolvermos nossas aplicações.
Esse gateway LoRaWAN foi desenvolvido com equipamento nacional da RadioEnge (https://www.radioenge.com.br/solucoes/iot/18-gateway-lorawan.html - figura abaixo) e está localizado no telhado do nosso prédio (5 Andares).
file

É claro que a ideia da TTN não é só termos a cobertura desse gateway da Unesp em Sorocaba. Aliás, esperamos ampliar essa cobertura rapidamente (interessados podem me contatar).
Mas para conhcermos a área de cobertura de comunicação desse gateway, fizemos alguns testes de comunicação. É claro que esses testes estão relacionados com os equipamentos (gateway e dispositivos) e antenas usados aqui na Unesp, e que essa área de cobertura pode variar, mas no nosso caso o objetivo foi estimar essa área de cobertura.

E tivemos resultados bem interessantes (como pode ser visto na figura abaixo), com cobertura num raio de até 6 km do nosso gateway da Unesp Sorocaba.
Isso usando uma antena omnidirecional de 5 dBi no gateway e diferentes antenas (de até 5 dBi) no dispositivo LoRaWAN.
Além da Unesp, nessa área de cobertura tb temos a localização de outras universidades de Sorocaba como a Faculdade de Tecnologia (FATEC), a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) e a Universidade de Sorocaba (UNISO)

file

Para quem quiser mais detalhes desse teste, é possível acessar um artigo que publicamos (com os alunos Nelson Almeida e Renan Abud) sobre isso: Infraestrutura LoRaWAN para aplicações didáticas de Internet das Coisas (http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conpog/4conpog/paper/viewFile/6553/888)

Finalmente, vc está procurando algum material relacionado ao desenvolvimento de um dispositivo (end device) LoRaWAN e compatível com aplicações TTN?
Se sim, não deixe de ficar atento nos próximos posts “Guia para Desenvolvimento de um Dispositivo LoRaWAN na Infraestrutura TTN”, no qual ensinaremos passo a passo os procedimentos para desenvolver um dispositivo LoRaWAN e conectá-lo para comunicação numa infraestrutura TTN.

Até mais e bom aprendizado!
Prof. Eduardo