Guia para Desenvolvimento de um Dispositivo LoRaWAN na Infraestrutura TTN: Parte 1

Eduardo Godoy

The Things Network User

Posted on 23-03-2020

Olá pessoal,

Procurando algum material relacionado ao desenvolvimento de um dispositivo (end device) de baixo custo compatível com aplicações LoRaWAN?
Procurando algum guia para auxiliar a conexão de um dispositivo LoRaWAN numa infraestrutura The Things Network (TTN)?
Se sim, por favor recomendo dar uma olhada no material que meu aluno Nelson Almeida e eu preparamos.
Infraestrutura LoRaWAN-TTN para Parte 1:
https://www.sorocaba.unesp.br/#!/graduacao/engenharia-de-controle-e-automacao/paginas-docentes/eduardo/lorawan/

Nessa primeira parte (Parte 1) focamos no hardware e firmware do dispositivo, configurações na infraestrutura TTN, testes de conexão e verificação do recebimento de mensagens numa aplicação TTN.
Exsitem várias placas compatíveis com o protocolo LoRaWAN e que poderiam ser usadas nesse desenvolvimento. Recomendamos, por questões de custo x benefícios (possibilidades de uso) o módulo ESP32 Lora V2 da Heltec, que pode ser facilmente comprado aqui no Brasil. Informações completas dessa placa podem ser obtidas aqui (https://github.com/Heltec-Aaron-Lee/WiFi_Kit_series).

file

Lembrando que nosso Gateway LoRaWAN da Unesp Sorocaba (https://www.thethingsnetwork.org/community/sorocaba/post/gateway-lorawan-ttn-unesp-sorocaba-informacoes-e-area-de-cobertura) está online e disponível para vc seguir esse guia e desenvolver sua comunicação LoRaWAN TTN!

Conseguiu desenvolver seu dispositivo LoRaWAN e conectá-lo da infraestrutura TTN? Se sim, não deixe de ficar atento no próximo post “Guia para Desenvolvimento de um Dispositivo LoRaWAN na Infraestrutura TTN Parte 2”, no qual ensinaremos passo a passo os procedimentos para criar uma aplicação Web (usando o Node-RED) para requisitar os dados do seu dispositivo LoRaWAN no servidor da TTN e mostrá-los em um dashboard simples no Node-RED.

Até mais e bom aprendizado!
Prof. Eduardo