O que é The Things Network (TTN)?

Eduardo Godoy

The Things Network User

Posted on 20-03-2020

Olá pessoal,

Vc já se perguntou, mas o que é essa tal de TTN?
Se sim, saiba que resumidamente podemos dizer que TTN é uma infraestrutura de comunicação colaborativa para Internet das Coisas (IoT).

De acordo com a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC - https://abinc.org.br/projeto-ttn-the-things-network/, a The Things Network foi uma das primeiras iniciativas a usar a nova tecnologia de comunicação sem fio longo alcance, baixa potência e largura de banda chamada LoRaWAN (criada e mantida pela LoRa Alliance) para cobrir uma cidade inteira conectando objetos como barcos, lixeiras, bicicletas, iluminação pública. A tecnologia LoRaWAN é um tipo de LPWAN (Low Power Wide Area Network).

Alcance Global
Wienke (um dos fundadores da TTN) teve a ideia de criar a rede The Things Network em 2015 quando percebeu que com uns 10 gateways LoRaWAN, ele poderia cobrir Amsterdã inteira. Ele apresentou a ideia em um Meetup de Internet das Coisas na cidade e recebeu uma resposta positiva com a adesão de vários colaboradores.
Começou então a criação de uma infraestrutura de rede comunitária na qual desenvolvedores poderiam usar de forma aberta e gratuita. Os fundadores da TTN queriam ir além de Amsterdã e alcançar o mundo todo. Várias cidades do mundo iniciaram a implantação da rede.
Como projeto mundial, a missão da TTN é construir uma rede de Internet das Coisas aberta, global e crowdsourced, ou seja, construída, mantida e operada pelos seus usuários. A presença da TTN no Brasil é baseada na instalação de gateways em diferentes cidades/partes pelos usuários. No Brasil existem diversas comunidades como está aqui de Sorocaba que contribuem para promover a ampliação da cobertura e uso da tecnologia LoRaWAN e da infraestrutura aberta TTN. Vejam todas as comunidades aqui: https://www.thethingsnetwork.org/country/brazil/

Visão geral da The Things Network
Conforme explicado pelo site Embarcados (https://www.embarcados.com.br/the-things-network-rede-iot/) a TTN representa uma infraestrutura de comunicação em rede baseada em servidores em nuvem, que conecta os dispositivos e gateways LoRaWAN ao redor do planeta. Conforme explicado no post “Material Inicial sobre Redes LoRa e LoRaWAN” (https://www.thethingsnetwork.org/community/sorocaba/post/material-inicial-sobre-redes-lora-e-lorawan, podemos verificar que na TTN os elementos Servidores de rede e os Servidores de aplicações da arquitetura LoRaWAN são disponibilizados em nuvem. Assim, cada vez que alguém conecta um gateway à TTN, sua cobertura é expandida para todos os usuários e seus dispositivos LoRaWAN com cobertura gratuita!

Está mais interessado agora em desenvolver uma aplicação de IoT baseada em comunicação sem fio LoRaWAN e infraestrutura TTN?
Portanto, não deixe de dar uma olhada no post “Material sobre Desenvolvimento de Redes LoRaWAN” (https://www.thethingsnetwork.org/community/sorocaba/post/material-sobre-desenvolvimento-de-redes-lorawan) e ficar atento nos próximos posts “Guia para Desenvolvimento de um Dispositivo LoRaWAN na Infraestrutura TTN”, no qual ensinaremos passo a passo os procedimentos para desenvolver um dispositivo LoRaWAN e conectá-lo para comunicação numa infraestrutura TTN.

Até mais e bom aprendizado!
Prof. Eduardo